O propósito fundamental do 2º Concurso de Redação do Cembra para jovens, sobre o Plano de Levantamento da Plataforma Continental (LEPLAC), é fomentar uma compreensão mais ampla sobre as questões relacionadas ao trabalho que vem sendo desenvolvido para traçar as fronteiras marítimas do Brasil. Ao desafiar os participantes a explorar e refletir sobre o LEPLAC, busca-se não apenas aumentar o conhecimento sobre esse tema - de pouco conhecimento pela sociedade - , mas também promover uma conscientização sobre a importância de definir os limites finais do Mar Brasileiro, a Amazônia Azul.
Além disso, o Concurso busca incentivar o desenvolvimento de habilidades analíticas entre os jovens, os alunos devidamente matriculados em alguma instituição de ensino que estejam cursando o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Médio ou Superior, estimulando-os a conduzir pesquisas, analisar informações de fontes confiáveis e formular argumentos fundamentados. Por meio da expressão escrita, os participantes terão a oportunidade não apenas de compartilhar suas perspectivas individuais, mas também de contribuir para um diálogo construtivo sobre políticas e práticas que promovam a conservação e o uso sustentável dos recursos do Mar Brasileiro.
Ao envolver os jovens nesse processo de reflexão e engajamento, o Concurso não apenas reconhece e valoriza seu potencial criativo e intelectual, mas também os capacita como agentes de mudança e defensores do investimento e um olhar para o potencial das riquezas do Mar para as futuras gerações de brasileiros. Assim, o propósito deste Concurso transcende a competição, visando a inspirar uma geração de jovens conscientes e comprometidos com a proteção dos oceanos e da vida marinha para as próximas décadas.
As 10 (dez) melhores redações selecionadas de cada nível farão jus a um diploma e à premiação de um exemplar da 3ª Edição do Livro “O Brasil e o Mar no Século XXI”. Os participantes que tiverem a sua redação mais bem avaliada em cada nível, ou seja, o primeiro lugar em cada categoria, ainda ganhará um tablet, além da oportunidade de conhecer o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo)Vital de Oliveira, da Marinha do Brasil, considerado um dos dez mais bem equipados Navios de Pesquisa do mundo. E que realiza comissões em apoio ao LEPLAC.