CEMBRA

Inscreva-se no nosso
mailing list

Preencha o formulário e receba informações sobre eventos, webinários e muito mais

Loading...

A humanidade conta com os oceanos, mas os oceanos podem contar com a humanidade?

Os oceanos representam mais de 70% da superfície da Terra. Estes dois terços são os principais reguladores térmicos do planeta. Produz pelo menos metade do oxigênio que respiramos, abriga a maior parte da biodiversidade da Terra e é a principal fonte de proteína para mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo. Atualmente, o grande desafio é minimizar o impacto das atividades humanas.

O Dia Mundial dos Oceanos é comemorado, todos os anos, em 8 de junho. Para celebrar esta data em 2024, o tema escolhido foi "Incentivar a ação para o nosso oceano e o clima".

A PROTEÇÃO DOS OCEANOS

Os mares se tornaram os grandes aterros de plástico do planeta. Além disso, existem outros graves problemas ecológicos relacionados com os oceanos, como a deterioração dos ecossistemas pelo aquecimento global, os efluentes contaminantes, as águas residuais e o derramamento de combustíveis.

A Organização das Nações Unidas (ONU) trabalha na defesa pela melhoria da administração dos espaços protegidos, defende para que os mesmos tenham recursos suficientes, busca a redução da sobrepesca, da poluição e da acidificação dos oceanos causada pelo aumento da temperatura terrestre.

A educação ambiental desempenha um papel fundamental e ajuda a criar uma compreensão mais profunda da importância dos mares, em especial, no Dia Mundial dos Oceanos. Aumentar a promoção de atividades para a preservação e conscientização dos ecossistemas marinhos é nosso dever!

"A Década dos Oceanos das Nações Unidas 2021-2030 está em andamento e deu origem a centenas de inovadoras Ações da Década para provocar uma verdadeira revolução no conhecimento sobre os oceanos e revitalizá-los por meio de ações coletivas", afirmou a Diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Audrey Azoulay.

É fundamental motivar um impulso generalizado no sentido de salvarmos os oceanos, o maior reservatório de biodiversidade do nosso planeta. A Fundação de Estudos do Mar apoia esta causa! Cerca de 30 alunos do 1º ano do Curso Técnico de Portos (CTP) do Colégio Estadual Amaro Cavalcanti e da Escola Técnica de Estudos do Mar participaram do Passeio Marítimo pela Baía de Guanabara neste mês. A atividade é uma programação carioca que permite que os alunos da Fundação possam conhecer os principais pontos turísticos e históricos do Rio de Janeiro. No decorrer do passeio, um guia de turismo apresenta as curiosidades e histórias, além de interagir e realizar um trabalho de conscientização da maritimidade.

Na mesma data, também celebramos o Dia do Oceanógrafo. A FEMAR parabeniza esses profissionais que se dedicam ao estudo e à pesquisa dos oceanos. Celebrar este dia reforça a necessidade de proteger nossas águas e reconhecer o papel crucial que os oceanógrafos desempenham na compreensão e preservação dos ecossistemas marinhos. Ao promover a educação e o engajamento público, o Dia do Oceanógrafo contribui para um futuro mais sustentável para nossos oceanos e para o planeta como um todo.