CEMBRA

Inscreva-se no nosso
mailing list

Preencha o formulário e receba informações sobre eventos, webinários e muito mais

Loading...

A 2ª edição de “O Brasil e o Mar no Século XXI”

Conforme mencionado anteriormente, a preocupação em voltar a editar a publicação O Brasil e o Mar no Século XXI depois da extinção da CNIO foi a origem primeira da criação do próprio Cembra. Portanto, nada mais compreensível que tal reedição tenha se constituído no primeiro Projeto Estruturante (PE) aprovado pelo Centro de Excelência, o que ocorreu por ocasião da 2ª CCE/Cembra.

Na fase de planejamento e execução do PE, buscou-se adotar o modelo da edição anterior, efetuada sob a responsabilidade da CNIO. Assim, foram igualmente organizados workshops regionais, dessa feita com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG – de 6 a 8 de julho de 2010), com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ – de 14 a 16 de julho de 2010) e com o Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (Labomar/UFC – de 3 a 5 de agosto de 2010). Nesses encontros, pouco menos de 160 pesquisadores e técnicos contribuíram significativamente para a desejada atualização dos capítulos do livro, mormente considerado o enfoque regional.

A nova edição contou com três capítulos adicionais, a saber: Energia dos Oceanos, Biotecnologia Marinha e Mudanças Climáticas. Com esse acréscimo, o número de páginas chegou a 560. A tiragem da edição, de 3.000 exemplares, foi impressa na Base de Hidrografia da Marinha em Niterói. O lançamento formal da obra aconteceu em cerimônia realizada no Espaço Cultural da Marinha, com numerosa assistência, no dia 17 de abril de 2012. Seguiram-se lançamentos fora do Rio de Janeiro, na FURG e no Labomar/UFC. Graças à gentileza do então Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Julio Soares de Moura Neto, o livro também foi disponibilizado na Capital Federal aos participantes do Dia do Marinheiro de 2012, em cerimônia realizada no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília.