No dia 8 de maio, o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), em Niterói (RJ), sediou uma reunião estratégica para discutir a integração do Banco Nacional de Dados Oceanográficos (BNDO) ao Programa Fundo Oceânico da Amazônia Azul (PROFOCAZ). A iniciativa visa fortalecer a coleta e o uso de dados científicos sobre o fundo do mar brasileiro.
Participaram do encontro o Coordenador Executivo do Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra), Almirante de Esquadra Moura Neto; o Presidente da Fundação de Estudos do Mar (FEMAR), Almirante de Esquadra Campos; o Diretor de Hidrografia e Navegação (DHN), Vice-Almirante Linhares, do Professor Doutor Sidney Mello, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Associado do Cembra; além de especialistas do CHM responsáveis pelo gerenciamento do BNDO.

O PROFOCAZ (Programa Fundo Oceânico da Amazônia Azul) é uma iniciativa do Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (CEMBRA), em parceria com a Marinha do Brasil, que visa ampliar o conhecimento sobre a geomorfologia submarina da Amazônia Azul — a extensa área marítima sob jurisdição brasileira. O programa foca nos ambientes bentônicos e nos recursos naturais presentes na Zona Econômica Exclusiva (ZEE) e na Plataforma Continental Jurídica Brasileira (PCJB).
Objetivos do PROFOCAZ
- Mapear e estudar a geomorfologia submarina, incluindo montes submarinos e áreas ainda inexploradas.
- Coletar dados estratégicos geológicos, geofísicos e oceanográficos para fortalecer o Banco Nacional de Dados Oceanográficos (BNDO).
- Apoiar a segurança e defesa nacional, especialmente em relação à mobilidade de submarinos e à proteção da soberania marítima.
- Promover o desenvolvimento sustentável por meio da exploração responsável dos recursos naturais marinhos.
O PROFOCAZ também se alinha ao Plano Estratégico da Marinha 2040 (PEM2040), reforçando a importância do conhecimento do fundo oceânico para a soberania, economia e meio ambiente do país .
Saiba mais: