CEMBRA

Inscreva-se no nosso
mailing list

Preencha o formulário e receba informações sobre eventos, webinários e muito mais

Loading...

Professor Doutor Israel Vargas – Nota de Pesar

O Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra) manifesta profundo pesar pelo falecimento do Professor Doutor José Israel Vargas.

Cientista de projeção internacional, o Professor Doutor Israel Vargas, construiu uma trajetória marcada pela defesa intransigente da ciência, da tecnologia e da soberania nacional — valores que estão na base da criação e da missão do Cembra.

Como ministro da Ciência e Tecnologia, membro da Academia Brasileira de Ciências e representante do Brasil em fóruns científicos internacionais de alto nível, o Professor Israel Vargas teve contribuição decisiva para a formulação de políticas públicas voltadas à ciência do mar, à pesquisa oceanográfica e à ocupação estratégica do Atlântico Sul. Seu pensamento visionário e sua atuação incansável foram e continuam sendo fontes de inspiração para os que trabalham pelo fortalecimento da presença científica e sustentável do Brasil no oceano.

Na verdade, a relação do Ministro Israel Vargas com o Cembra precedeu em alguns anos a sua existência real. Deve-se remontar o ano de 1998, quando, por iniciativa do Presidente de Portugal, Mario Soares, foi organizada pela COI/UNESCO uma grande conferência internacional, que elegeu o ano de 1998 como o Ano Internacional dos Oceanos.

Em decorrência, foi constituída a Comissão Mundial Independente sobre os Oceanos (CMIO), presidida por Mário Soares e composta por 40 personalidades das mais expressivas ligadas ao mar. Essa Comissão contou com a participação ativa do Ministro de Ciência e Tecnologia, Israel Vargas, que assumiu de pronto a Vice-Presidência para a América do Sul.

Por estímulo da CMIO, foi criada, no Brasil, a Comissão Nacional Independente sobre os Oceanos (CNIO), presidida pelo Prof. Dr. José Israel Vargas, constituída por 17 personalidades expressivas do cenário marítimo brasileiro, incluindo cientistas e representantes da diplomacia, do Direito Marítimo e do empresariado ligado ao mar.

À frente da Comissão Nacional Independente sobre os Oceanos, o Professor Vargas presidiu os trabalhos que resultaram na publicação da obra O Brasil e o Mar no Século XXI – Relatório aos Tomadores de Decisão do País, documento de cunho executivo destinado, prioritariamente, às lideranças públicas do País – os tomadores de decisão – capazes de influenciar o estabelecimento e/ou a execução de políticas, planos, programas e atividades voltadas para o Mar Brasileiro.

E assim, ainda em 1998, foi lançado o Livro O Brasil e o Mar no Século XXI – Relatório aos Tomadores de Decisão do País (BMS21), que marcou época no cenário das ciências e atividades marinhas em geral.

Com o passar dos anos, começou a aumentar a preocupação dos membros remanescentes da CNIO com a necessidade de lançar uma segunda edição da obra visando manter atualizadas as importantes informações contidas no Relatório. Verificou-se a necessidade de que alguma entidade do País assumisse a tarefa. E assim foi criado, em 2009, o Centro de Excelência para o Mar Brasileiro – Cembra.

Neste momento de despedida, o Cembra se une à comunidade científica brasileira para celebrar o legado de um homem que, com coragem e sabedoria, abriu caminhos para que o país reconhecesse o mar como um território de conhecimento, desenvolvimento e futuro.

À família, amigos e colegas, nossos sentimentos e nossa mais profunda gratidão.

Centro de Excelência para o Mar Brasileiro