Page 7 - Conceitos Básicos e Estratégia
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SUMÁRIO
ATO DE APROVAÇÃO .............................................................................................................. III
APRESENTAÇÃO ..................................................................................................................... V
1 – INTRODUÇÃO ................................................................................................................... 3
2 – A ÁREA DE ATUAÇÃO DO CEMBRA ............................................................................... 3
3 – A IMPORTÂNCIA DO MAR BRASILEIRO ....................................................................... 6
3.1 – Introdução .............................................................................................................. 6
3.2 – O mar como fonte de energia ............................................................................. 9
3.2.1 – Petróleo extraído da plataforma continental ............................................ 9
3.2.2 – Outras fontes de energia provenientes do mar ......................................... 10
3.3 – O mar como meio de transporte......................................................................... 11
3.3.1 – Marinha Mercante ...................................................,...................................... 11
3.3.2 – Portos ............................................................................................................... 13
3.3.3 – Construção Naval ........................................................................................... 13
3.4 – O mar como fonte de alimentos ........................................................................ 15
3.5 – O mar como fonte de recursos minerais .......................................................... 17
3.6 – Poluição Marinha .................................................................................................. 18
3.7 – Ciência, Tecnologia e Inovação........................................................................... 19
3.7.1 – Biotecnologia Marinha................................................................................... 19
3.7.2 – Mudanças Climáticas..................................................................................... 20
3.8 – Desenvolvimento Sustentável ............................................................................ 21
3.9 – As necessidades de defesa do Mar Brasileiro ................................................. 22
4 – DESENVOLVIMENTO, PELO PAÍS, DE ALGUMAS IMPORTANTES ATIVIDADES 24
FORA DO MAR BRASILEIRO ..........................................................................................
4.1 – Atividades na Antártica ........................................................................................ 24
4.2 – Atividades na “Área” ............................................................................................. 25
5 – O CENTRO DE EXCELÊNCIA PARA O MAR BRASILEIRO (CEMBRA) ......................... 27
5.1 – A busca de novos paradigmas ............................................................................. 28
5.2 – Conceituação e modelo de funcionamento ....................................................... 30
5.3 – Os Parceiros Estratégicos e as Ancoragens ...................................................... 33
5.4 – Vantagens de uma parceria estratégica ............................................................ 35
5.5 – Ações e Projetos Estruturantes ........................................................................... 36
5.6 – Escalada rumo à excelência ................................................................................ 38
6 – OS PARCEIROS ESTRATÉGICOS DO CEMBRA ............................................................. 40
6.1 – Principais Parceiros Estratégicos, em potencial, para o Cembra................... 40
7 – A ESTRUTURAÇÃO DO CEMBRA .................................................................................... 46
7.1 – Antecedentes ........................................................................................................ 46
7.2 – Estratégia inicial..................................................................................................... 47
7.3 – Estratégia para a implantação ............................................................................ 48
7.4 - Estratégia para o pleno funcionamento ............................................................. 51
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