Page 7 - Conceitos Básicos e Estratégia
P. 7

SUMÁRIO



                  ATO DE APROVAÇÃO ..............................................................................................................  III

                  APRESENTAÇÃO .....................................................................................................................    V

                  1 – INTRODUÇÃO ...................................................................................................................  3

                  2 – A ÁREA DE ATUAÇÃO DO CEMBRA ...............................................................................  3

                  3 – A  IMPORTÂNCIA DO MAR BRASILEIRO .......................................................................    6
                         3.1 – Introdução ..............................................................................................................  6
                         3.2 – O mar como fonte de energia .............................................................................    9
                            3.2.1 – Petróleo extraído da plataforma continental ............................................  9
                            3.2.2 – Outras fontes de energia provenientes do mar .........................................    10
                         3.3 – O mar como meio de transporte.........................................................................    11
                            3.3.1 – Marinha Mercante ...................................................,......................................  11
                            3.3.2 – Portos ...............................................................................................................   13
                            3.3.3 – Construção Naval ...........................................................................................    13
                         3.4 – O mar como fonte de alimentos ........................................................................  15
                         3.5 – O mar como fonte de recursos minerais ..........................................................    17
                         3.6 – Poluição Marinha ..................................................................................................    18
                         3.7 – Ciência, Tecnologia e Inovação...........................................................................  19
                  3.7.1 – Biotecnologia Marinha...................................................................................   19
                  3.7.2 – Mudanças Climáticas.....................................................................................   20
                         3.8 – Desenvolvimento Sustentável ............................................................................    21
                         3.9 – As necessidades de defesa do Mar Brasileiro .................................................  22

                  4 – DESENVOLVIMENTO, PELO PAÍS, DE ALGUMAS IMPORTANTES ATIVIDADES               24
                         FORA DO MAR BRASILEIRO ..........................................................................................
                        4.1 – Atividades na Antártica ........................................................................................    24
                        4.2 – Atividades na “Área” .............................................................................................  25

                  5 – O CENTRO DE EXCELÊNCIA PARA O MAR BRASILEIRO (CEMBRA) .........................  27
                        5.1 – A busca de novos paradigmas .............................................................................    28
                        5.2 – Conceituação e modelo de funcionamento .......................................................    30
                        5.3 – Os Parceiros Estratégicos e as Ancoragens ......................................................    33
                        5.4 – Vantagens de uma parceria estratégica ............................................................  35
                        5.5 – Ações e Projetos Estruturantes ...........................................................................    36
                        5.6 – Escalada rumo à excelência ................................................................................    38

                  6 – OS PARCEIROS ESTRATÉGICOS DO CEMBRA .............................................................  40
                        6.1 – Principais Parceiros Estratégicos, em potencial, para o Cembra...................  40

                  7 – A ESTRUTURAÇÃO DO CEMBRA ....................................................................................  46
                        7.1 – Antecedentes  ........................................................................................................  46
                        7.2 – Estratégia inicial.....................................................................................................  47
                        7.3 – Estratégia para a implantação ............................................................................     48
                        7.4 -  Estratégia para o pleno funcionamento .............................................................  51

                                                            1
   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12