CEMBRA

Inscreva-se no nosso
mailing list

Preencha o formulário e receba informações sobre eventos, webinários e muito mais

Loading...

Marinha recebe Plano de Ação do PROFOCAZ para ampliar conhecimento sobre fundos oceânicos da Amazônia Azul

No dia 5 de setembro de 2025, o Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra) apresentou ao Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, o Plano de Ação do Programa Fundo Oceânico da Amazônia Azul (PROFOCAZ). A reunião, realizada em Brasília, contou com a presença do Coordenador Executivo do Cembra, Almirante de Esquadra Julio Soares de Moura Neto; do Presidente da Fundação de Estudos do Mar (FEMAR), Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos; do Diretor de Hidrografia e Navegação, Vice-Almirante Marco Antônio Linhares Soares; do Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), Contra-Almirante Ricardo Jaques Ferreira, além do Professor Doutor Sidney Luiz de Matos Mello, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e associado do Cembra.

A proposta é que o PROFOCAZ complemente iniciativas consolidadas no âmbito da CIRM, fornecendo dados estratégicos e ampliando a base de informações sobre o fundo oceânico, de forma a potencializar os resultados já obtidos e otimizar o uso dos recursos disponíveis.

O Plano de Ação

O Plano de Ação do PROFOCAZ está estruturado em três eixos. O primeiro é voltado aos levantamentos geológicos, geofísicos e hidrográficos em áreas estratégicas, como os montes submarinos Jean Charcot, na Elevação do Rio Grande. O segundo busca fortalecer o Banco Nacional de Dados Oceanográficos (BNDO), considerado o “cérebro” do Programa, ao modernizar a infraestrutura de armazenamento, processamento, disseminação e acesso de informações oceanográficas. Já o terceiro prevê a consolidação de um Banco Nacional de Amostras Geológicas (BNAG), destinado à guarda e preservação permanente de amostras coletadas em campanhas científicas realizadas, especificamente, no ambiente marinho.

Sobre o PROFOCAZ

O PROFOCAZ é uma iniciativa estratégica que busca ampliar o conhecimento, a soberania e a capacidade de gestão do Brasil sobre os fundos marinhos da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) e da Plataforma Continental Jurídica Brasileira (PCJB). Alinhado ao Plano Estratégico da Marinha 2040 e às diretrizes da CIRM, o programa reúne Marinha, FEMAR e instituições científicas nacionais, consolidando-se como um instrumento de integração científica e tecnológica voltado ao uso sustentável e estratégico da nossa Amazônia Azul.

De acordo com o Plano de Ação, o PROFOCAZ representa um passo decisivo para posicionar o Brasil na vanguarda do conhecimento do Atlântico Sul, fortalecendo a soberania sobre a Amazônia Azul e fornecendo subsídios científicos, ambientais, econômicos e geopolíticos para a formulação de políticas estratégicas.

Da esquerda para a direita, respectivamente, Almirante de Esquadra Campos, Presidente da Femar, Prof. Dr. Sidney Mello, UFF, Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Olsen, Almirante de Esquadra Moura Neto Coordenador Executivo do Cembra e Almirante de Esquadra Mello de Almeida Comandante de perações Navais

Leia mais:

https://www.cembra.org.br/programa-fundo-oceanico

https://www.cembra.org.br/pt-br/profocaz

https://www.cembra.org.br/pt-br/node/210