Page 62 - Conceitos Básicos e Estratégia
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Cabe destacar a visão do Prof. José Israel Vargas que considera a estruturação
do Cembra como forma de dar continuidade às meritórias atividades da ex-Comissão
Nacional Independente sobre os Oceanos, por ele presidida.
Conforme ainda preconizado pela metodologia difundida pelo Ecentex, a
estratégia para o Cembra compreende três fases distintas: a estratégia inicial,a
estratégia para a implantação e a estratégia para o pleno funcionamento, a serem
abordadas nos subitens seguintes.
7.2 – Estratégia inicial
Essa fase é considerada como compreendida entre a determinação de criar-se o
novo Centro – sobre o Mar Brasileiro – e o término de uma publicação específica (a 1ª
edição deste documento, em agosto de 2009), incluindo a escolha dos primeiros
Parceiros Estratégicos e os entendimentos iniciais com eles mantidos, além da troca de
ideias sobre interesses comuns que viessem a permitir a concretização de Projetos
Estruturantes.
Levando-se em conta as condicionantes que envolvem as atividades no mar,
julgou-se adequada a adoção do modelo com gestão compartilhada, conforme já
indicado anteriormente (figura 16), modelo este que perdura ao longo de todas as
fases estratégicas.
Ao início das atividades, foram estabelecidos os Grupos de Consultoria e de
Gestão da Proposta (ver NR 20, anterior), assumindo importância capital a Consultoria
Ecentex. Para a execução dessa fase de estruturação do Cembra, à cargo dos dois
Grupos então criados, foi adotada a seguinte estratégia inicial:
constituição dos Grupos de Consultoria e de Gestão da Proposta;
elaboração e análise de uma Proposta visando à criação do Centro de
Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra), com base na metodologia
prescrita na publicação “Centros e Redes de Excelência”, com orientação do
Espaço Centros e Redes de Excelência (Ecentex/Coppe);
análise da proposta pelos consultores Ecentex e introdução das alterações
julgadas necessárias;
atualização, a partir de observações, sugestões e críticas apresentadas por
novos especialistas, parceiros e colaboradores; e
elaboração de uma publicação sobre o empreendimento.
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