Page 43 - Conceitos Básicos e Estratégia
P. 43
No caso do Cembra, buscar-se-á descobrir como valorizar os conhecimentos
relativos ao Mar Brasileiro, criar novas oportunidades, expandir seus raios da ação sob
o enfoque do seu desenvolvimento e do crescimento pessoal. Ainda mais, buscar-se-á
valorizar o próprio Centro, destacando-se a execução permanente de suas atividades e
de tarefas em prol do interesse nacional e/ou institucional.
12
Entre outras vantagens advindas de uma parceria estratégica com o Cembra , a
possibilidade de o Centro poder desenvolver tecnologias e conhecimentos mais
avançados a menor custo constitui o mais importante ganho a considerar. De fato, os
próprios diferenciais do Cembra e de sua metodologia, apresentados a seguir,
representam outras tantas vantagens palpáveis.
Figura 16 – Visão e missão do Cembra
Para que o Cembra seja reconhecido como um empreendimento de vanguarda,
logicamente deverá guiar-se por uma visão abrangente e desafiadora. Deverá, ainda,
levar em consideração os avanços no campo internacional e as melhores práticas de
gestão. Também deve situar-se como paradigma de atitudes voltadas para a
motivação humana, base de todo o possível destaque, seu e das entidades articuladas.
O Cembra buscará, permanentemente, adaptar-se a tais fundamentos. Caso contrário,
será outro projeto convencional, nunca um organismo de vanguarda. Ainda de acordo
com essa perspectiva, o conjunto deverá pautar-se por uma Missão também
desafiadora e que lhe garanta o brilho necessário na caminhada (figura 16).
12 Ver subitem 5.4, a seguir.
37

