Page 48 - Conceitos Básicos e Estratégia
P. 48
Cembra.
Organizar grupos de suporte permanente às instituições líderes do Cembra.
O Cembra muito valoriza – como condição determinante para seu sucesso –, os
recursos das universidades e dos centros de pesquisas, buscando integrá-los a seu
esforço e favorecendo sua ampliação. Afinal, o quantitativo de professores e
pesquisadores nas instituições de ensino e pesquisa é crescente e representa um
contingente de alta capacitação para gerar conhecimento, inovação e tecnologia.
5.4– Vantagens de uma parceria estratégica
Mundialmente, multiplicam-se as parcerias como forma de vencer desafios,
proteger da concorrência ou otimizar o uso de recursos. Países, estados e municípios se
unem, centros de pesquisa formam redes para conseguir melhores resultados,
empresas se fundem ou formam consórcios, populações se congregam em associações
para serem mais bem ouvidas.
No modelo econômico atual, quem atuar isoladamente corre o risco de ser
alijado do meio onde atua, pois outros estarão focando suas ações naquele setor onde
o competidor restringe seus recursos ou competências.
Como é natural, a participação de parcerias com o Cembra não implica, para
qualquer de seus integrantes, compromisso de partilhar informações sigilosas e
conhecimentos críticos que domine e dos quais pretenda fazer uso exclusivo.
Ainda a considerar o fato de que, na associação, os menores se tornam maiores
por força da rede e podem, assim, assegurar mais presença e maior prestígio. O
conjunto será sempre maior que as partes, o que constitui importante diferencial, em
termos de imagem.
Quadro 6 – Vantagens de uma parceria estratégica com o Cembra.
Desenvolvimento de tecnologias e conhecimentos mais avançados, a
menor custo.
Multiplicação de recursos e melhores resultados.
Otimização dos recursos financeiros, humanos e físicos; motivação.
Engrandecimento da imagem da entidade, por se apresentar como
integrante de um CE, mantendo supremacia científico-tecnológica.
Possibilidade de ofertar novas tecnologias, processos, serviços e produtos
42

