Page 20 - Conceitos Básicos e Estratégia
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exterior, em volume, são realizados pela via marítima, enquanto que, em valor, eexterior, em volume, são realizados pela via marítima, enquanto que, em valor, eexterior, em volume, são realizados pela via marítima, enquanto que, em valor, este
índice pouco ultrapassa os 75%. Ainda assim, considerando o comércio marítimo índice pouco ultrapassa os 75%. Ainda assim, considerando o comércio marítimo índice pouco ultrapassa os 75%. Ainda assim, considerando o comércio marítimo
mundial, apenas 1% é transportado em navios de bandeira brasileira. mundial, apenas 1% é transportado em navios de bandeira brasileira.
A crise econômica mundial de 2008 comprovou que o comércio internacional A crise econômica mundial de 2008 comprovou que o comércio internacional A crise econômica mundial de 2008 comprovou que o comércio internacional
depende basicamente do transpordepende basicamente do transporte marítimo, já que 89,79% das mercadorias te marítimo, já que 89,79% das mercadorias
negociadas em nível mundial foram transportadas em navios, tripulados por negociadas em nível mundial foram transportadas em navios, tripulados por negociadas em nível mundial foram transportadas em navios, tripulados por
profissionais formados e habilitados pelos Estados, sob regras e certificações profissionais formados e habilitados pelos Estados, sob regras e certificações profissionais formados e habilitados pelos Estados, sob regras e certificações
internacionais emanadas da internacionais emanadas da International Maritime Organization (IMO).on (IMO).
Possuir marinha mercante forte e competitiva éPossuir marinha mercante forte e competitiva é fundamental para a fundamental para a
implementação das políticas públicas, o desenvolvimento da economia e do comércio implementação das políticas públicas, o desenvolvimento da economia e do comércio implementação das políticas públicas, o desenvolvimento da economia e do comércio
exterior, o abastecimento doméstico eficiente e a defesa dos interesses soberanos do exterior, o abastecimento doméstico eficiente e a defesa dos interesses soberanos do exterior, o abastecimento doméstico eficiente e a defesa dos interesses soberanos do
Brasil.
Levando-se em conta apenas o comércio exterior, o predomínio do transporte se em conta apenas o comércio exterior, o predomínio do transporte se em conta apenas o comércio exterior, o predomínio do transporte
marítimo é marcante. Entretanto, quando é visualizado o transporte de cargas do marítimo é marcante. Entretanto, quando é visualizado o transporte de cargas do marítimo é marcante. Entretanto, quando é visualizado o transporte de cargas do
Brasil (figura 6), verifica-se que o modal aquaviário representa apenas 12,6 % do total, se que o modal aquaviário representa apenas 12,6 % do total, se que o modal aquaviário representa apenas 12,6 % do total,
com grande predomínio do modal rodoviário, seguido pelo ferroviário.edomínio do modal rodoviário, seguido pelo ferroviário.
Figura 6 – Matriz de transporte de cargas do Brasil, em 2016
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