Page 20 - Conceitos Básicos e Estratégia
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exterior, em volume, são realizados pela via marítima, enquanto que, em valor, eexterior, em volume, são realizados pela via marítima, enquanto que, em valor, eexterior, em volume, são realizados pela via marítima, enquanto que, em valor, este
                  índice  pouco  ultrapassa  os  75%.  Ainda  assim,  considerando  o  comércio  marítimo índice  pouco  ultrapassa  os  75%.  Ainda  assim,  considerando  o  comércio  marítimo índice  pouco  ultrapassa  os  75%.  Ainda  assim,  considerando  o  comércio  marítimo
                  mundial, apenas 1% é transportado em navios de bandeira brasileira. mundial, apenas 1% é transportado em navios de bandeira brasileira.

                         A crise econômica mundial de 2008 comprovou que o comércio internacional A crise econômica mundial de 2008 comprovou que o comércio internacional A crise econômica mundial de 2008 comprovou que o comércio internacional
                  depende  basicamente  do  transpordepende  basicamente  do  transporte  marítimo,  já  que  89,79%  das  mercadorias te  marítimo,  já  que  89,79%  das  mercadorias

                  negociadas  em  nível  mundial  foram  transportadas  em  navios,  tripulados  por negociadas  em  nível  mundial  foram  transportadas  em  navios,  tripulados  por negociadas  em  nível  mundial  foram  transportadas  em  navios,  tripulados  por
                  profissionais  formados  e  habilitados  pelos  Estados,  sob  regras  e  certificações profissionais  formados  e  habilitados  pelos  Estados,  sob  regras  e  certificações profissionais  formados  e  habilitados  pelos  Estados,  sob  regras  e  certificações
                  internacionais emanadas da internacionais emanadas da International Maritime Organization (IMO).on (IMO).

                         Possuir  marinha  mercante  forte  e  competitiva  éPossuir  marinha  mercante  forte  e  competitiva  é  fundamental  para  a fundamental  para  a
                  implementação das políticas públicas, o desenvolvimento da economia e do comércio implementação das políticas públicas, o desenvolvimento da economia e do comércio implementação das políticas públicas, o desenvolvimento da economia e do comércio
                  exterior, o abastecimento doméstico eficiente e a defesa dos interesses soberanos do exterior, o abastecimento doméstico eficiente e a defesa dos interesses soberanos do exterior, o abastecimento doméstico eficiente e a defesa dos interesses soberanos do
                  Brasil.


                         Levando-se em conta apenas o comércio exterior, o predomínio do transporte se em conta apenas o comércio exterior, o predomínio do transporte se em conta apenas o comércio exterior, o predomínio do transporte
                  marítimo  é  marcante.  Entretanto,  quando  é  visualizado  o  transporte  de  cargas  do marítimo  é  marcante.  Entretanto,  quando  é  visualizado  o  transporte  de  cargas  do marítimo  é  marcante.  Entretanto,  quando  é  visualizado  o  transporte  de  cargas  do
                  Brasil (figura 6), verifica-se que o modal aquaviário representa apenas 12,6 % do total, se que o modal aquaviário representa apenas 12,6 % do total, se que o modal aquaviário representa apenas 12,6 % do total,
                  com grande predomínio do modal rodoviário, seguido pelo ferroviário.edomínio do modal rodoviário, seguido pelo ferroviário.



































                                    Figura 6 –  Matriz de transporte de cargas do Brasil, em 2016








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