Page 21 - Conceitos Básicos e Estratégia
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3.3.2 – Portos



                         A Lei de Modernização dos Portos permitiu a chegada de empresas privadas nas
                  operações, trazendo fortes investimentos para atualizar os processos empregados nas
                  operações de carga e descarga. Com isto, o modelo antigo de porto cedeu lugar a outro
                  mais moderno, composto por terminais especializados, cujos equipamentos e técnicas
                  operacionais  obedecem  a  paradigmas  internacionais  de  especialização  por  tipo  de
                  carga  movimentada,  incorporando  a  evolução  tecnológica  compatível  com  os  novos
                  projetos de navio. Sancionada a lei em 1993, ela  teve efeito positivo sobre a operação
                  portuária a partir da criação dos Conselhos de Administração Portuária (CAPs) e dos

                  Órgãos  Gestores  de  Mão  de  Obra  (Ogmos),  mormente  após  a  criação  do  Grupo
                  Executivo de Modernização Portuária (Gempo), em 1995.



                         O comércio exterior brasileiro por meio dos portos possui grande importância
                  para a economia brasileira, principalmente por transportar os principais itens da pauta
                  de exportação, como grãos e minério de ferro. Em 2016, o comércio exterior por via
                  marítima  registrou US$  246  bilhões  em  sua  corrente  de  comércio,  o  que  representa
                  77% de todo o comércio exterior brasileiro, e o saldo da balança comercial marítima
                  apresentou  um  superávit  de  US$ 51  bilhões  Segundo dados  da Agência  Nacional  de
                  Transportes  Aquaviários  –  Antaq,  o  sistema  portuário  brasileiro  movimentou  998

                  milhões de toneladas (Mton) em 2016, o que representou um decréscimo de 1% sobre o
                  total movimentado em 2015. Desde 2009, apesar da crise mundial, o sistema portuário
                  brasileiro  não  registra  redução  na  movimentação  dos  portos.  Em  2016  houve,
                  principalmente,  baixa  exportação  de  milho,  redução  na  cabotagem  de  líquidos  e  o
                  arrefecimento  na  importação  de  contêineres.  Os  responsáveis  por  este  volume  de
                  movimentação  são  os  37  portos  públicos,  sendo  19  deles  geridos  por  empresas  do
                  governo federal e 18 delegados à competência dos governos estaduais. Atualmente,
                  existem  160  Terminais  de  Uso  Privado,  29  Estações  de  Transbordo de  Carga  e  mais

                  duas  Instalações  de  Passageiros,  totalizando  191  Terminais  na  modalidade  de  Uso
                  Privado.


                  3.3.3–  Construção Naval




                         Componente de grande importância econômica, envolve um número expressivo
                  de empregados. O quadro 1 permite visualizar as flutuações ocorridas no período de
                  1960 a 2013.



                            Quadro 1– Evolução da força de trabalho na indústria da construção naval

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