Page 21 - Conceitos Básicos e Estratégia
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3.3.2 – Portos
A Lei de Modernização dos Portos permitiu a chegada de empresas privadas nas
operações, trazendo fortes investimentos para atualizar os processos empregados nas
operações de carga e descarga. Com isto, o modelo antigo de porto cedeu lugar a outro
mais moderno, composto por terminais especializados, cujos equipamentos e técnicas
operacionais obedecem a paradigmas internacionais de especialização por tipo de
carga movimentada, incorporando a evolução tecnológica compatível com os novos
projetos de navio. Sancionada a lei em 1993, ela teve efeito positivo sobre a operação
portuária a partir da criação dos Conselhos de Administração Portuária (CAPs) e dos
Órgãos Gestores de Mão de Obra (Ogmos), mormente após a criação do Grupo
Executivo de Modernização Portuária (Gempo), em 1995.
O comércio exterior brasileiro por meio dos portos possui grande importância
para a economia brasileira, principalmente por transportar os principais itens da pauta
de exportação, como grãos e minério de ferro. Em 2016, o comércio exterior por via
marítima registrou US$ 246 bilhões em sua corrente de comércio, o que representa
77% de todo o comércio exterior brasileiro, e o saldo da balança comercial marítima
apresentou um superávit de US$ 51 bilhões Segundo dados da Agência Nacional de
Transportes Aquaviários – Antaq, o sistema portuário brasileiro movimentou 998
milhões de toneladas (Mton) em 2016, o que representou um decréscimo de 1% sobre o
total movimentado em 2015. Desde 2009, apesar da crise mundial, o sistema portuário
brasileiro não registra redução na movimentação dos portos. Em 2016 houve,
principalmente, baixa exportação de milho, redução na cabotagem de líquidos e o
arrefecimento na importação de contêineres. Os responsáveis por este volume de
movimentação são os 37 portos públicos, sendo 19 deles geridos por empresas do
governo federal e 18 delegados à competência dos governos estaduais. Atualmente,
existem 160 Terminais de Uso Privado, 29 Estações de Transbordo de Carga e mais
duas Instalações de Passageiros, totalizando 191 Terminais na modalidade de Uso
Privado.
3.3.3– Construção Naval
Componente de grande importância econômica, envolve um número expressivo
de empregados. O quadro 1 permite visualizar as flutuações ocorridas no período de
1960 a 2013.
Quadro 1– Evolução da força de trabalho na indústria da construção naval
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